18 de março de 2017

FACULDADE • O estágio



Neste capítulo quase final da faculdade, quero que vocês me acompanhem na aventura a que chamam estágio.
No meu curso, o estágio é opcional, sendo o projeto obrigatório. Continuamos a ter aulas e o estágio são 140 horas divididas por 3 dias: sábado ou domingo, segunda e terça; deixando um dia do fim-de-semana para podermos estudar. Óbvio que todos nos recomendam fazê-lo, quanto muito não seja para o curriculum. É uma mais valia para pessoas que, como eu, ainda não tiveram contacto com o mundo profissional.
Claro que optei por fazê-lo, mesmo tendo as coisas negativas em conta: menos tempo para estudar, mais cansaço a todos os níveis, mais perda de tempo em transportes, gastos com o almoço e transportes, etc.
Óbvio que preferia que o meu curso tivesse a opção de estágio durante todo o 2º semestre – todos os dias – e entrega de relatório de estágio como aprovação. Mas, não é possível e nem tudo pode ser como queremos.
Hoje trago-vos o processo de escolha, mais tarde virá a entrevista, as minhas funções e durante todos os meses direi o meu veredito de cada mês.


O PROCESSO DA ESCOLHA
Já andava a pensar nisto desde o 2º ano e no início do 3º falei com a Carolina, que se licenciou no mesmo curso que eu, na esperança de ter umas luzinhas.
Pensei em várias coisas: receção de hotel, lojas turísticas espalhadas pelo Porto, GroundForce, Porto e Norte no aeroporto, escritórios da Douro Azul, e o que para mim era mesmo, mesmo, mesmo uma realização: Departamento de Marketing e Turismo da Câmara Municipal do Porto.
Depois de muito pensar, percebi que realmente, a minha vontade não era ter contacto com o público. O que me deixava feliz era trabalhar num escritoriozinho, com imensa papelada, com espaço para mim e para as minhas coisas, para a minha criatividade e organização.
A tia do Hugo ajudou-me nisto, pois tem vários contactos. Percebemos que a CMP era quase impossível devido ao facto de todos quererem o mesmo. Falou com pessoas acima dela, que me recomendaram à Douro Azul, enviei então o meu CV, que foi encaminhado para o Mário Ferreira e passado algum tempo recebi uma chamada. Vou assumir que deve ter sido encaminhado sem nenhuma referência do que eu procurava porque quando me ligaram, era para oferta de emprego e ficaram admirados quando disse que era somente um estágio de 3 dias por semana. Ficaram de me ligar e eu já tinha poucas esperanças.
Entretanto, antes da chamada recebida, pensei que não ia conseguir nada e era melhor tentar outras coisas. A minha diretora de curso, quanto aos estágios, é realmente muito eficiente e preocupada. Recebi uns 384395 e-mails sobre isto, em estágios aqui e ali. Numa horinha dedicada a estágios e projeto, disse-lhe que gostava de estagiar no back office, ou em algo relacionado com o marketing e publicidade, ela guardou o meu nome com duas opções, uma delas dava-me a hipótese de estagiar num hotel em que um professor tinha contactos, por isso estava na lista do nosso curso.
Falei então com esse professor, dedicado à hotelaria, sobre um estágio no back office de um hotel que ele conhecia.
Durante as férias, ele não me tinha dito mais nada e eu decidi enviar um mail à minha diretora de curso, ela disse para insistir e que ia fazer o mesmo. Passado uns dias, diz-me que tenho possibilidade de ter uma entrevista de estágio nesse hotel, mas teria que abdicar do almoço para conseguir estagiar antes de Maio, pois o restaurante do hotel estava em remodelações.
Se fiquei triste? Fiquei. O que me interessava nisto tudo era free food. Mas pronto, lá fiz o esforço de optar por levar comida de casa.
Ainda no mesmo dia, lá andei a pesquisar transportes para a rua do hotel.

4 comentários

  1. Olha desejo-te toda a sorte do mundo! Ser estagiário não é fácil mas estou certa que vai ser muito fixe para ti ;)


    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  2. Aproveite ao máximo esta fase do estágio. A aprendizagem é constante e fica-nos uma boa base para ingressar no mundo do trabalho propriamente dito!
    Boa sorte!
    https://jusajublog.blogspot.pt/?m=1

    ResponderEliminar
  3. É verdade, ser estagiário nem sempre é fácil mas acredito que iras aprender muito! :)

    ResponderEliminar
  4. Desejo-te tudo de bom. Acredito que nem sempre vá ser fácil, mas se estás a fazer aquilo que gostas então vai valer a pena de certeza! :D

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

© Traffic in the Sky. Design by Fearne.