8 de dezembro de 2016

Como fazer trabalhos de pesquisa


Desde sempre que adoro tudo o que envolva criatividade e passar aos outros o que sabemos. Mas nem sempre gostei de fazer trabalhos ou nem sempre percebi muito do office. Ainda não sei um terço de funcionalidades do word nem do powerpoint, mas como não é só sobre isso que venho falar, não vejo mal em mostrar a minha maneira de os usar. Hoje é a vez de passar para vocês o que sei sobre isto e como me organizo para fazer um trabalho, seja individual, em grupo, powerpoint ou word.



Na hora de escolher o tema.
Se for o caso, eu escolho o tema sempre com uma ideia de como pode ser o fim, como vai acabar, se tenho muita informação a passar, se encontro muita coisa, se consigo pesquisar, se acho útil e principalmente se me inspira a fazer. Se escolher um tema sem vontade, ou até se me for dado determinado tema, a minha vontade de o fazer não é tanta como se for um tema que me agrada.

A PROCURA.
Entro no google e escrevo “_____ (tema) o que é” ou “conceito”, à partida isso mostra-me se vou ter muito a abordar. Por exemplo, o tema “tecnologia”, tem como “subtemas” telemóveis, computadores, … E dentro desses temas também há bastante sobre o que falar. Consigo então ver se tenho bastante informação e se tenho tudo o que preciso.

Na hora de elaborar.
Normalmente, no meu curso sempre que nos são pedidos trabalhos, dizem-nos, por alto, a estrutura a fazer, mas, se não o fizerem, eu crio uma. Usando o mesmo tema de há pouco como exemplo: Tecnologia. A estrutura vai ser 1. Tecnologia – Conceitos -  1.1. Telemóveis – 1.1.1. Smartphones 1.1.1.1. Android 1.1.1.2. iOS. 1.2. Computadores… E por aí. Faço sempre uma pequena introdução na abertura de cada tópico e, depois de elaborar a estrutura, crio automaticamente o índice e, depois do índice criado, faço a introdução com base neste.

COMO FAÇO OS TRABALHOS.
Primeiro de tudo, abro um novo documento word. Faço a capa do trabalho (nome da universidade/escola, curso, disciplina ao centro; nome do trabalho no centro da página; nome do professor e do(s) aluno(s) à direita; ano letivo no fim de tudo ao centro), ou então deixo uma página em branco para o fazer no fim. Deixo outra página em branco para o índice. Na seguinte escrevo “Introdução” como cabeçalho. Na próxima o primeiro ponto, por exemplo, “tecnologia - conceitos” como cabeçalho também e “telemóveis” como cabeçalho 2. E assim sucessivamente. 


No fim disto tudo feito, volto à página que deixei destinada ao índice, clico em referências – índice – e escolho a segunda opção. Automaticamente o índice é gerado.


De seguida, está na hora de criar a nossa introdução com base no índice. Tendo em conta que este é o nosso índice, a nossa introdução, depois da parte inicial “normal”, vai ser mais ou menos assim: “Vou abordar o tema Tecnologia, falando dos seus conceitos e já dentro desse tema, temos subtemas como os telemóveis, onde vou explicar o que são, e falar dos smartphones: android e iOS. De seguida, o tema abordado são computadores……..” 

Depois disto, faço o cabeçalho e o rodapé das páginas. No rodapé costumo colocar o meu nome no lado esquerdo e o número da página no lado direito. No cabeçalho, o nome da disciplina e do trabalho.

Se ainda não o fiz, o meu próximo passo é modificar os estilos usados. Começo por clicar com o botão direito do rato sobre o "Normal" e escolho a opção "Modificar".



Estas são as modificações que eu faço: texto justificado (rosa) e espaçamento entre linhas de 1,5 (vermelho).

Na hora de criar.
Se possível, imprimo o índice ou escrevo-o numa folha para que me seja possível dizer o que fazer em cada ponto e a partir daí é só construí-lo, reunindo artigos e websites com informação sobre o que precisamos. Se o trabalho for de grupo, é neste momento que o divido.

COMO DIVIDIR UM TRABALHO
Dependendo dos elementos e dos pontos que existam, tento dividir ao máximo de forma justa para que ninguém saia prejudicado e consigamos fazer o trabalho com motivação. Sabendo que uma pessoa gosta muito de fazer conclusões de trabalhos, que outra gosta da parte da pesquisa e que outra gosta da parte técnica, é fácil de dividir entre todos. Se ninguém gostar de nada específico, o mais justo é dividir o mesmo número de pontos por todos e com um pouco de entre ajuda conseguimos acabar. Faço um novo documento apenas com o índice do trabalho e marco-o com cores diferentes para pessoas diferentes, e envio-o para as mesmas, para que todos tenhamos a certeza do que vamos fazer e saber se todos concordamos. (Façam este passo juntos, se possível, para que se evitem chatices e para que se saiba mais rapidamente o que cada um gosta de fazer)


Por hoje fico por aqui, num próximo post falarei de como terminar um trabalho (conclusão, referências bibligráficas), um post de dicas para que estes corram melhor e também vou trazer um de como fazer powerpoints e como faço os meus (e possivelmente de dicas para apresentações).
Posso também fazer um de perguntas e respostas para vos conseguir esclarecer possíveis dúvidas, se assim desejarem façam-me as perguntas nos comentários. Acreditem que gosto mesmo de fazer estas coisas e que não me é nada difícil nem maçador responder-vos ao que quer que seja.

2 comentários

© Traffic in the Sky. Design by Fearne.