25 de agosto de 2016

COZINHA • “cricri”

Já há uns anos que a minha madrinha começou a fazer isto para mim. Inventava na cozinha e um dia saiu isto, ao que ela chamou “cricri”. A Inês, do Bobby Pins, já me disse que se costuma chamar Doce de Serradura, mas como nunca tínhamos visto isto, a minha madrinha batizou-o. 

Ingredientes:
 ∴ 2 pacotes de natas;
 ∴ 1 lata de leite condensado;
 ∴ 1 pacote de bolacha Maria.


Como fazer:
Bate-se os dois pacotes de natas até não se mexerem. O truque da minha madrinha é deixar as natas pelo menos um dia no frigorífico para que não seja necessário adicionar açúcar enquanto se batem as natas porque esta sobremesa já é bastante doce.

De seguida junta-se a lata de leite condensado às natas já batidas e mexe-se tudo, de maneira a sentirem que o leite condensado fica no fundo. Quando assim for, podemos avançar para o passo seguinte.

Partem-se as bolachas aos bocadinhos, nem que seja em metades, em cima de um pano. Fecha-se o pano e com um martelo ou uma colher dão-se leves pancadas até ficarem em bocadinhos mais pequenos (ou se quiserem podem mesmo desfazer as bolachas, mas eu prefiro assim, fica com mais sabor a bolacha e um pouco menos doce). Abre-se o pano com as bolachas para dentro do recipiente onde estamos a preparar a sobremesa.

Por fim, mexem-se as bolachas até ficarem como na primeira foto (de todas) ou podem também deixá-las por cima, se assim desejarem.

E é tudo. É a sobremesa mais fácil de fazer, para mim, e é super deliciosa. Pode-se servir assim, ou deixar umas 2h no frigorífico para ficar mais "dura" e fresca.

(este post não faz parte da cozinha do Hugo, mas incluí-o na etiqueta para ser mais fácil de procurar e encontrar por vocês)

6 comentários

  1. Parece ter um ótimo aspeto! Beijinhos :p

    SORTEIO NO BLOG - NINETEEN MOONS

    ResponderEliminar
  2. Agora fiquei cheia de vontade de comer uma taçinha deste doce :)

    ResponderEliminar
  3. A minha mãe costuma fazer algo do género, mas coloca folha de gelatina de morango para dar cor, e chamamos "torteta". É um dos doces da minha infância, sempre que existia uma festa qualquer, a minha mãe fazia sempre. A cozinha transporta memórias. Tenho a certeza, que mesmo quando fores velhinha, "cricri" será uma das receitas das quais te vais lembrar.
    (acredito que estava deliciosa).

    ResponderEliminar
  4. This is so inspiring! I love the post:)

    irenethayer.com

    ResponderEliminar

© Traffic in the Sky. Design by Fearne.