19 de agosto de 2015

Sobre a faculdade

Este ano decidi começar uma rubrica com conselhos para a faculdade, começando por aí, passando pela praxe, pelo material básico e pelos pedidos e perguntas que talvez me possam fazer.

Aos que vão começar agora a vida académica, desejo-vos sorte para o vosso novo desafio mas desejo-vos ainda mais sorte para encontrarem algum ano na vossa vida tão bom como estes vão ser. A faculdade requer muita paciência e determinação, vontade de ser alguém e muito estudo.
A faculdade muda-nos. Bastante. Vai mudar a maneira de pensar. Faz-nos perceber que já somos adultos, que tudo à nossa volta é novo, faz-nos sentir em casa assim que nos habituamos, faz-nos pensar “quem era eu antes disto?”. Os nossos pais já não vão querer meter-se tanto na nossa vida, porque desde o primeiro dia nos vêem mais crescidos, logo, os problemas não vão ser resolvidos com tanta ajuda como antes. Principalmente se formos para uma faculdade fora da nossa cidade, aí sim, a faculdade obriga-nos a crescer em dobro.
Mas nem tudo mete medo, para os que gostam de conhecer pessoas e sítios novos, a entrada no ensino superior dá-nos esse privilégio.

Quanto a conselhos, se tu vais entrar este ano na universidade…


  • Vai de mente aberta
    O que eu dou mais importância. Sai da zona de conforto. Pensa que tudo o que sejam experiências novas são para ser aceites, moderadamente, pois vão-te fazer ter uma ideia de tudo o que andaste a ignorar até agora ou porque não tinhas idade, ou porque te iam olhar de lado, ou porque tinhas medo. Não vais ser julgado, quer dizer, com azar vais, mas não tanto como tinhas medo de ser até agora.
  • Faz amizades
    As primeiras pessoas que vais conhecer e considerar amigas, podem não ser as que vão ficar contigo no fim. A certa altura podes perceber que aquela pessoa não tinha muito a ver contigo, que a outra com quem não falas tanto tem mais coisas em comum pelo que ves em conversas de grupo… Por isso, arrisca. Faz amizades. Não tenhas medo de dizer olá, de perguntar algo, de querer conhecer. Se vais ter que lidar com essas pessoas, no mínimo, durante 3 anos, porque não começar no início?
  • Não tenhas medo
    A praxe, os veteranos, os doutores não estão lá para meterem medo mas sim para ajudar e apoiar. São os que te vão dar melhores conselhos sobre alguma cadeira, ou até sobre a universidade. Em regra geral, já passaram pelo que vais ou estás a passar e podem ser os vossos melhores amigos se lhe pedires ajuda ou conselhos.
  • Escreve muito
    Dizer para ires às aulas pode parecer óbvio, principalmente se não souberes que há cadeiras às quais podes faltar. Mas mesmo que assim seja, vai. Aproveita e escreve o que os professores dizem. Tudo o que eles disserem pode completar o ppt que vão pôr no moodle ou ao livro que te pedem para ler, ou se não o fizerem, mais uma razão para escreveres tudo o que diz porque é a única fonte por onde podes estudar. Mantém-te responsável.
  • Pede ajuda
    Pede apontamentos ou pergunta sobre algo que tenhas dúvidas a um/a colega que aches que está a perceber a matéria melhor que tu. E não te recuses a emprestar os teus, a não ser que tenhas um teste em que tudo o que escreveste é o que vais colar lá.
  • Erra
    Não tenhas medo de errar, é assim que vais aprender. Não desanimes com algo que aconteceu, não deixes que te tire a força de vontade. Tira daí uma lição para não repetires. Mas luta sempre pelo que queres, se não for por um caminho é pelo outro
  • Estuda
    Pode acontecer teres todas as frequências ou exames na mesma semana, ou até algumas no mesmo dia. Mas não desistas, mantém um plano de estudo e cumpre-o. Não deixes tudo para a última da hora. Se tens trabalhos a fazer, faz com tempo, não o deixes para o último dia. Se forem de grupo, convence os teus colegas a ir fazendo com antecedência porque já todos sabemos como é.
  • Organiza-te
    Repetindo o tópico acima: estuda, organiza-te, tem e mantem um plano de estudos. Não deixes nada para a véspera.
    Se até agora não sabes para que serve uma agenda porque nunca precisaste dela, a partir do primeiro dia de aulas não a deixes em casa. Aponta tudo o que tens a fazer e se for preciso aponta os dias que vais estudar e o quê que vais estudar. Dá prioridade à matéria mais complicada ou mais extensa ou às cadeiras com mais créditos se assim quiseres.
    Também podes optar por fazer a cadeira por avaliação contínua ou por exame para não teres tanta carga na mesma altura.

12 comentários

  1. Adorei! Mal posso esperar por mais posts!

    ResponderEliminar
  2. Só ingresso na universidade (se tudo correr bem) no próximo ano, mas acho que estas tuas dicas me vão ajudar bastante na altura ;)

    ResponderEliminar
  3. Bons e úteis conselhos :)

    R: Oh... Obrigada querida pelos elogios! :)

    ResponderEliminar
  4. sem duvida, tudo o que escreveste é real. A faculdade é um mundo novo, ao inicio é assustador mas depois depressa percebemos que vai ser a melhor fase da nossa vida :P

    ResponderEliminar
  5. Excelente post! Passei por isto tudo e acho que ler estas palavras vai ajudar imensa gente :)

    ResponderEliminar
  6. Adorei o post! Tenho a certeza de me irá ajudar num futuro próximo, muito útil! :)

    ResponderEliminar

© Traffic in the Sky. Design by Fearne.